20 de abril de 2011

O PRESENTE ESCONDIDO

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o seu comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:

- Se você, meu filho, mudar seu comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um belo carro de presente... Por causa desse carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. Mas, o pai, embora feliz, ainda tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversa sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel e isso poderia ser um mal sinal. O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou. Tinha sido aprovado para o curso de Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel prometido.

Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote e, para sua surpresa, havia ali "apenas" uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado com o pai, e nada mais disse. A partir daquele dia, o silêncio e a distância separaram pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava noticias para a família. O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Em todo esse tempo, as tentativas do pai para reatar os laços sempre foram em vão. Até que um dia o pai, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu e veio a falecer.

No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, aquela Bíblia que tinha sido o último presente do pai, e que ele havia deixado para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque:

 -"Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha o carro que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".

O filho chorou arrependido aprendendo ali uma grande e triste lição.

Moral da história: Julgar e não saber perdoar levam a erros terríveis e a um fim ainda pior. Nas pessoas e situações que muitas vezes julgamos, pode haver um cheque escondido.



3 comentários:

  1. Muito bom D.Isis!
    Sabemos que perdoar não é fácil, mas é a atitude mais inteligente que podemos ter.
    "O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte."

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Minha querida amiga!

    AH! QUE DIAS! Saudades!!!

    Realmente não só precisamos perdoar mais sim devemos perdoar. Tenho certeza que nesses 21 dias com tantas lutas e tb vitórias estou renovada e cheia do Epírito de Deus.
    Em minha vida inteira fui uma pessoa cuidadora e ao mesmo tempo tive pessoas que cuidavam e que cuidam de mim,outras ajudavam, outras nem mesmo ligavam, enfim nunca agradamos a todo mundo, somos humanos, erramos e acertamos o que temos que ter é a dinignidade e a sinceridade de perdoar, de orarmos uns pelos outros, sim pq somos pessoas de Deus até pq existe de tudo neste mundo. Penso que a única certeza que temos é que o "AMOR DE DEUS É PARA SEMPRE" mesmo assim temos que ter amor por nossos amigos e amá-los como jamais amamos alguém, depois de Deus e nossa família.
    Amo a Senhora! Deus a abençóe cada vez mais por suas postagens. Amei.
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Algo escondido, guardado....precisamos encontrar. Me lembra aquela passagem onde o próprio Deus diz se o buscarmos de todo o coração Ele se deixará ser achado por nós. Quando encontramos Sua presença, maior riqueza não há!!! E ao nos aproximarmos Dele, existe muito mais....existe muito mais..!!! Que Ele mesmo, Te envolva mais e mais a cada dia e te inspire a cumprir todo o Seu bom propósito para sua vida. Me alegro sempre ao estar por aqui. Beijos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.